LANÇAMENTO DA REVISTA SANKOFA APRESENTA TRABALHOS SOBRE ANCESTRALIDADE EM SALA DE AULA

A área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas, através do Componente Curricular de Filosofia, sob mediação do Professor Santtus, realiza o lançamento da Revista Sankofa, como parte interventiva do Projeto Transdisciplinar Filosofia Ancestral – Memórias e Saberes. A partir de metodologias ativas, realizadas em sala de aula sobre o tema do projeto, os estudantes produzem textos que refletem suas referências identitárias e as formas de resistência cultural diante do contexto em que estão inseridos.

Conforme a pesquisadora Laura Nayane Albuquerque Diniz, do 2º A, “o conceito de Sankofa (Sanko = voltar; fa = buscar, trazer) origina-se de um provérbio tradicional entre os povos de língua acã da África Ocidental, em Gana, Togo e Costa do Marfim”. A estudante justificou a escolha do conceito para representar o título da revista, destacando o fato de o projeto evocar as ideias filosóficas e culturas dos povos ancestrais.

Os trabalhos de identidade ancestral partem, portanto, de estudos teóricos na área, de modo a contribuir com a construção de um retalho ancestral de cada estudante, dando sentido a questões sobre quem somos, bem como às conexões múltiplas que estabelecemos uns com os outros.

Logo, a revista surge como ferramenta de registro das evidências de aprendizagem da Filosofia Ancestral em sala de aula, mas também como espaço de resistência ao dar voz às diferentes vozes e identidades que compõem a teia sociocultural da EEEM Zenóbio Toscano.

2 comentários sobre “LANÇAMENTO DA REVISTA SANKOFA APRESENTA TRABALHOS SOBRE ANCESTRALIDADE EM SALA DE AULA

  1. Gratidão a Redação para matéria afetiva sobre o projeto Filosofia Ancestral, descreveu tão ricamente o propósito dele, melhor do que o idealizador.
    Ressalto, que esta matéria nos conecta e forma a teia da informação ética.
    Obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário