Por Elciane de Lima Paulino

O Ginásio do Colégio Estadual de Guarabira foi marcado por grandes emoções neste dia de terça-feira, 16, onde ocorreram as competições das semifinais, seguidas das finais, da etapa regional dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, na modalidade Futsal. A disputa final foi entre Escola Zenóbio Toscano e ECI Sílvio Porto, um jogo entre gigantes. ZT levou a melhor, conquistando dois gols no primeiro tempo, um de Mutirão e outro de Henderson nos minutos finais; o jogo encerrou com o placar de 3 X 0, sendo Henderson o autor do terceiro gol. A escola acredita que o time está tecnicamente preparado, no físico, na mente e no espírito esportivo, para a etapa estadual, que está prevista para começar em junho, em João Pessoa.
De acordo com a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, a Sejel, e a Secretaria de Estado da Educação, a SEE, de 21 a 23 de junho, os campeões de cada regional das modalidades coletivas para atletas de 15 a 17 anos se reunirão na capital. As escolas vencedoras, nesta etapa, e nesta categoria, irão representar o estado na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em setembro, em Aracaju.
Os jogadores fizeram a alegria de toda a escola torcedora e do Professor Técnico Neto Fragas. Não foi só a bola que rolou na quadra, teve grito da torcida, muitas expectativas e vibração nos comentários.
Em entrevista ao gaZeTa news estudantil, o Professor Técnico Neto Fragas parabenizou a comissão dos jogos e todos os envolvidos no projeto esportivo e educacional: “Mais um ano de Jogos Escolares… Quero parabenizar todos da comissão organizadora, em nome do Professor Willison, e também parabenizar a Escola John Kennedy (Zenóbio Toscano), na qual fomos bicampeões na categoria B, também parabenizar o colégio por estar dando esta ênfase no esporte junto à educação. E é muito importante para esses alunos, para contribuir em sua formação, então queremos aqui parabenizar todos em geral que fazem parte da escola e, se Deus quiser, no ano que vem, estaremos juntos novamente.”
A gestora da Escola Zenóbio Toscano, Flaviana Santos, compartilhou sua emoção de participar mais uma vez dos Jogos Escolares: “Participar, novamente, foi uma grande emoção, pois, a cada partida, pude ver de perto o entusiasmo e garra da equipe, dando o melhor de si. Foi uma bela competição, carregada de amor e compromisso. Estou muito feliz e orgulhosa pelo resultado. Parabéns a toda equipe!”
Também entrevistamos o atleta Daniel, que falou sobre a sensação do bicampeonato: “Uma sensação única porque muita gente joga por muito tempo para ter o que tenho com dois campeonatos jogados. A gente fez por merecer. Desde o começo, o foco foi muito grande, a gente já entrava concentrado e, quem trabalha certo, Deus ajuda. E não tem como explicar porque todo mundo esperando muito da gente, e a gente demonstrou o que eles esperavam: ser campeão. Fora que aumenta também a autoestima, a famosa bola do jogador. Pode ter certeza de que o que é mais gratificante é dar orgulho para quem torceu, quem estava com a gente desde o começo. Ser campeão e dar orgulho é gratificante demais “.
No duelo das semifinais, Zenóbio Toscano jogou contra o Edgardo Júlio, obtendo 2 X 0, no primeiro tempo, e fechando o placar de 4 X 1, no segundo. Os primeiros gols semifinalistas do time ZT foram marcados por Henderson, camisa 21, e por Gabryel, camisa 6, respectivamente; o terceiro, por Mutirão, camisa 26, e Arthur, camisa 10 fechou o placar, garantindo a disputa na final com ECI Sílvio Porto.
O atleta Luís Fernando, camisa 11, falou um pouco sobre o jogo na semifinal: “A gente sabia que a equipe do Edgardo Júlio era muito difícil, mas a nossa equipe é muito qualificada e, graças a Deus, saímos com o resultado e, agora, é decidir a final.”
Já o atleta Gabryel, que garantiu o segundo gol, revelou: “Sabia que não ia ser um jogo fácil, mas, com garra e determinação, nós vamos em busca do objetivo. Conseguimos a vitória e agora estamos na final, e o objetivo só é um: ser bicampeão e, se Deus quiser, vai nos honrar, e vamos sair daqui vitoriosos”.
A comunidade escolar parabeniza seus jogadores pela vitória na etapa regional, principalmente, pelo jeito de fazer o futsal “na fé, na raça e no coração”.


Parabéns garotos. O texto da matéria, as entrevistas, defragam o que este jogo representa.
Dedicação, técnica e mente focada, o brinde de tudo isso o Bicampeonato.
#foimassa!
CurtirCurtido por 1 pessoa