No dia 29 de maio de 2025, deu-se início ao Projeto Haicai: a senha da escola sustentável, nas turmas de 2 Ano do Ensino Médio, do turno manhã. O projeto tem por objetivo difundir conhecimentos sobre o haicai, em seus aspectos linguísticos e discursivos, de modo a contribuir com a formação de leitores e escritores do gênero poético.
É fundamental destacar que, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, a escola deve propor a leitura de obras significativas da literatura brasileira e estrangeira, contextualizando sua época, suas condições de produção, circulação e recepção, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.
Outro aspecto importante é que os jovens do contexto hodierno já assimilam aspectos culturais do Oriente, a saber: doramas, mangás, desenhos animados; no esporte, jiu-jitsu; moda; culinária. Sendo assim, o projeto é de grande relevância no contexto de sala de aula, uma vez que, além de aproximar os estudantes dos objetos de conhecimento a partir de elementos de interesse, também possibilitará maior contato com a natureza e reflexões sobre a necessidade de uma postura sustentável, uma vez que o gênero permite respostas intuitivas ao mundo natural, consciência ampliada de uma unidade com o meio natural, momentos de maior conscientização sobre a melhoria da vida. Nos aspectos linguísticos, espera-se um maior refinamento da linguagem, com o desenvolvimento das habilidades poéticas, valorizando o momento presente, isto é, aspectos com os quais a cultura oriental, especialmente, do Japão, lida muito bem.
Na etapa de introdução do projeto, num primeiro momento, os estudantes assistiram ao vídeo: “Haiku: o poema mais curto do mundo”, disponível em <https://youtu.be/95LauCdhgIU?si=s0yRGY6ZeGVuYVWT>, para assim construir conhecimentos acerca do conceito de haicai, da origem do gênero e como este chegou ao Brasil; quem é o maior expoente desse estilo de poesia japonesa; qual a relação que mantém com a natureza. Num segundo momento, os alunos tiveram acesso à Antologia Contemplação da Lua, produzida pelos haijins do Grupo O Zen do Haicai. Conforme Carlos Martins, na kigologia Natureza – o berço do haicai, de Mestre Goga e Teruko Oda, a Contemplação da Lua é descrita da seguinte maneira:
“Evento em estreita ligação com o espírito do haicai. Não é o evento em si que caracteriza este termo como kigo, mas sim, a leitura poética que se faz do ato de contemplar a lua. Refere-se ao esplendor da lua cheia de outono, às sensações e emoções próprias das noites de lua cheia e atividades desenvolvidas nessas noites, como, por exemplo, reuniões para compor poemas à luz do luar.”
Desse modo, os estudantes perceberam a forte conexão entre o ser humano e a natureza, através da contemplação de eventos que mudam todo o tempo, mas que podem ser vivenciados de maneira profunda no presente. Tal percepção tornou-se possível ao selecionarem, lerem e registrarem os poemas que lhes chamaram a atenção. As atividades foram registradas em seus portfólios.


















REFERÊNCIAS
O ZEN DO HAICAI. Contemplação da Lua: e-livro. Outono, 2025. Disponível em: <https://www.facebook.com/groups/ozendohaicai/permalink/3209481602541994/>.