INTERCÂMBIO CULTURAL: DIÁLOGOS QUE TRANSCENDEM OS MUROS DA ESCOLA

O Terceiro Intervalo de Leitura foi dividido em duas etapas: os estudantes tiveram contato com a cultura da Região Sul do Brasil por meio de leitura e debates acerca de textos disponíveis na obra Brasil: histórias, costumes e lendas, de Alceu Maynard Araújo, bem como familiarizaram-se com o projeto As crianças e a pluralidade das infâncias: transições entre o passado e o presente, de autoria das Professoras Nadine, Ana Paula e Kelly, do Centro de Educação Infantil, Blumenau -SC. O objetivo da primeira etapa consistiu em aprender aspectos históricos, geográficos e culturais da Região Sul, dialogando acerca da diversidade cultural brasileira; já a segunda etapa foi analisar instrumentos de pesquisa etnográfica (questionário de pais das crianças de dois e três anos) e relatórios das atividades do projeto, que após compartilhada com os alunos, inspiraria a produção de poemas, em formato de literatura de cordel em quadras, sextilhas ou setilhas.

Foi organizada a coletânea de textos da obra supracitada no formato de livreto para facilitar o acesso de todos às informações, facilitar a leitura e a pesquisa individual. O livreto traz informações sobre aspectos demográficos, culturais, históricos referente aos estados da Região Sul. Realizou -se a leitura em voz alta e debates em sala de aula. Os alunos levaram o material para casa para continuar o processo de leitura.

Num segundo momento, os alunos conheceram as crianças do Centro de Educação Infantil, através de relatórios impressos, os quais traziam os conhecimentos construídos no projeto das professoras Nadine, Kelly e Ana Paula. A experiência foi interessante, sentiram-se num processo de conhecimento do outro, que é real, mas por meio de imagens e relatos escritos pelo olhar das professoras. E planejaram como escreveriam seus poemas, conectando os elementos culturais do Sul apreendidos na leitura do livreto e discutidos em sala de aula, as características de seus personagens ou eu lírico por meio do que captaram sobre as imagens e as ações das crianças nos relatórios.

Na etapa seguinte, os estudantes escreverão seus poemas populares.

Deixe um comentário