No dia 15 de maio de 2024, os alunos do 2º Ano do Ensino Médio realizaram mais uma seleção de folhetos de cordel para leitura. Na primeira etapa de seleção, a leitura visou estabelecer expectativas como pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função do texto. Nessa fruição, os estudantes aproveitaram seus conhecimentos prévios sobre o gênero textual, suporte e universo temático, bem como sobre as informações apreendidas durante a palestra da aula inaugural.



Dando continuidade ao Projeto Intercâmbio Nordeste – Sul: conexões na poesia popular, os estudantes tiveram aula de estilística para conhecer os fundamentos do cordel: rima, métrica e oração, na perspectiva do poeta guarabirense Paulo Gracino, através da obra A escrita do cordel e outros pitacos – um presente do pesquisador José Paulo Ribeiro ao projeto.
Desta forma, houve a preparação para a análise dos recursos poéticos nos folhetos lidos, adquirindo com isso habilidades de leitura e escrita, estudo e pesquisa sobre a literatura popular. Cada aluno, com os folhetos em mãos, fizeram a escrita de biografias dos autores, selecionaram estrofes para fins de análise das rimas e métrica, além de escreverem um breve resumo das histórias narradas em versos – uma maneira de preparar-se para a escrita de seus textos.
Prontos os trabalhos, o próximo passo foi organizar uma moldura de cartolina para fixá-los na parede e, posteriormente, realizar uma expografia sobre o projeto para a apreciação de toda a escola.


